Como motivar a Igreja para participar da EBD

A Escola Bíblica Dominical não precisa exemplos!

Como motivar a igreja para participar da EBD; todos os obreiros do Senhor têm esta preocupação, e sabem da necessidade e da importância da EBD na formação do caráter cristão.

Os dirigentes, superintendentes e professores conhecem suas responsabilidades, e quanto ao rebanho do Senhor; porém como motivar a igreja para participar da EBD?

Como motivar as pessoas?

Seria muito bom ter uma resposta pronta ou direta para responder a esta pergunta, e também seria fácil apontar dificuldades estruturais, matérias entre outros.

Nós brasileiros vivemos em um pais com dimensões grandiosas; em um meio social diversificado; onde a inúmeras igrejas com denominações diversas, com as características diferentes, isso nos leva a pensar como motivar a igreja para participar da EBD.

Exemplo

Quando analisamos a falta de motivação para participar da EBD por parte dos alunos; através entrevistas com pastores, coordenadores, superintendentes e professores, constatamos que o exemplo da liderança é o fator mais importante; sabendo que a falta do mesmo traz desmotivação para a participação na EBD.

Primeira analise de exemplo esta sobre a família cristã.

Como motivar a Igreja para participar da EBD
Como motivar a Igreja para participar da EBD – Família

Existe muitos pais que são frequentadores da EBD, existe até pais que são professores de seus filhos na EBD; e aprendemos muito com as aulas, e com os estudos; uma aula bem ministrada é lindo de ver; porém se os pais não forem o exemplo em casa para seus filhos, não adiantar participar da EBD; e os filhos ao observarem, eles os imitam.

E quando falamos em aprendizado, estamos falando em algo mais profundo do que simples informação; a informação não transforma; a informação pode deixar alguém com mais conhecimento, já a transformação irá mudar suas atitudes e ações.

Aquele que frequenta a EBD e não teve sua vida transformada, foi apenas informado; a mudança é como a santificação, sendo ela uma ação progressiva. Estas mudanças são observadas pelos filhos, que os tem como exemplo.

O que fazer ?

Os pais devem notar que cada ação está sendo observada, até as pequenas ações podem ser notadas; como motivadores da EBD, os pais devemos ler e estudar a lição durante a semana, inclusive com os filhos, isso demonstra aos filhos compromisso. Os diálogos sobre a igreja ou qualquer departamento sempre deve ser tratados com cuidado; vemos muitos pais conversando e falando mal da igreja entre si e seus filhos sempre ouvindo, chega uma dia, que o filho não quer mais estar na igreja, por ser um lugar tão ruim, foi o que ele ouviu a vida inteira.

Os pais devem ser alunos frequentes da EBD, chegar no horário; isso nos leva a entender que é necessário acordar sedo, ter tempo para se preparar e chegar até a igreja antes do início do culto.  Sabemos que o domingo é um dia em que as pessoas querem estar mais tempo descansando, sabemos que é um dia que se acorda mais tarde. Devemos lembrar que domingo é o dia do Senhor, e pais comprometidos devem ser assíduos frequentadores da EBD, e devemos nós alegrar de ir à casa do Senhor Sl 122.1.

Segunda analise de exemplo está sobre os professores

Professor
Professor

Como motivar a igreja para participar da EBD, o papel do professor é um dos fatores mais importantes, ele deve ser um exemplo de cristão fiel, pai amoroso e obreiro do Senhor. O que vai demonstrar seu caráter serão suas atitudes fora da sala de aula, lembrando que aprendemos mais com exemplos e menos com palavras.

As metodologias pedagógicas implantadas são importantes, a forma como é ministrada, a atenção que se deve ter com cada aluno, como incentiva-los, como orienta-los são importantes, de todos os métodos mais eficaz é o exemplo, temos professores que só frequentam a EBD quando são eles os professores, como alunos raramente aparecem, a outros que levam uma vida indisciplinada, raramente chegam no horário, muitos se esquecem que o que cada um faz é o que realmente estão ensinando.

Terceira analise de exemplo está sobre o pastor

Líder
Líder

Motivar a igreja para participar da EBD, é papel do pastor local ou dirigente da congregação, com a ajuda dos obreiros do Senhor. É com muita tristeza que noticiamos que muitos obreiros e até pastores dirigentes que não frequentam a EBD, não valorizam e não veem importância na EBD; alguns dizem que já conhece todo o estudo ministrado, que o assunto é repetitivo, outros se acham doutores, acreditam que o professor tem menos conhecimento que ele, e não pode ensinar alguém como ele. E por último, e não menos importante, estão o pastor ou dirigente da igreja e seus obreiros auxiliares.

Observamos que pastores e obreiros não estão presentes na EBD; para eles a EBD não é tão relevante.

O exemplo da liderança

O Apostolo Paulo orienta o jovem Tito a ser exemplo para a igreja Tt 2,7; também faz o mesmo com Timóteo 1 Tm 4.12. Sendo o pastor local ou o dirigente pode ser tanto o professor como o aluno, sempre orientando a classe em assuntos difíceis e pontos polêmicos, o obreiro deve estar pronto para contribuir com a aula.

O dever do pastor é comunicar a igreja a importância de frequentar a EBD, sendo relevante para a vida pratica dos alunos, sendo seus ensinamentos com base na palavra do Senhor fonte de transformação das famílias e da sociedade.

O trabalho do pastor é de reforçar que a EBD é um local de comunhão, um lugar de dialogo, onde a espaço para tirar as dúvidas, que não podem ser feitas nos cultos.

Conclusão

Estamos vivendo dias difíceis, dias trabalhosos e devemos fazer a nossa parte para sermos referência e exemplo para o rebanho do Senhor. Seja pai, mãe, professor, pastor, obreiro ou líder sejamos a referência para a congregação, motivando com nosso exemplo a todos. Sendo a referência e o exemplo aplicáveis em qualquer época.

Curso Interpretando a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Conheça outros artigos

Artigos

Uma Escola Bíblica Dominical Dinâmica

Conheça os cursos mais indicados por mim.

Curso Bíblico Memorização 

Bíbliografias Bíblicas

Curso Manual Completo Pregador Vocacionado

Pregador de Qualidade

Curso Formação em Teologia

Kit Dinâmica e Gincanas Cristãs