Escola Bíblica Dominical Dinâmica

Uma Escola Bíblica Dominical Dinâmica

Estamos vivendo dias dificeis, onde se faz necessario uma agilidade maior da superintendencia e de cada professor para atrair alunos para EBD. E hoje temos inúmeras concorrencias que são elas meios digitas, jogos, Shopping Center, confraternizações entre outros.

Qual é o segredo para ter uma escola bíblica dominical dinâmica? O segredo está nas mãos do Superintendente (coordenador) e dos Professores.

 Escola-Bíblica-Dominical-Dinâmica.
Escola-Bíblica-Dominical-Dinâmica.

Uma Escola Bíblica Dominical Dinâmica Em Quatro Pontos

Primeiro Ponto Tem Estrutura

Para haver dinamismo a coordenação teve seguir o currículo da CPAD, e separa os alunos por faixa etária. E seguindo um padrão, com início, meio e conclusão dos trabalhos. 

Por que existe um modelo estrutural da escola bíblica dominical.

  •  Iniciando com a saudação e uma oração.
  • E um hino (máximo 2), a CPAD sugere 3 hinos na revista para escolha.  
  •  Leitura do Tema, Texto Áureo, Verdade Prática.       
  • Leitura Bíblica em classe (Individual ou Coletivo).         
  • O professor usa o tempo para ministra o conteúdo da lição.               
  • Conclusão (Professor, Superintendente ou Pastor).         
  • Leitura do texto Áureo (com a participação de toda a classe).         
  • Oração, Avisos e Benção Apostólica.

Kit Dinâmicas
Kit Dinâmicas

Segundo Ponto Como Ministrar a Lição

Entenda a lição para ministra-la; e leia o mínimo possível na classe, fale de fatos histórias bíblicos e arqueológicos (não da sua própria vida); e procure dividir a lição; desenvolva a lição em torno do tema principal e dos tópicos e subtópicos; divida a aula e separe um tempo maior ao ponto principal da lição.

Terceiro Ponto Estimulando os Alunos

Estimular os alunos a frequentar as aulas faz parte do papel dos professores e frequentadores da EBD. Converse com cada aluno ou familiares; faça como Jesus, se aproxime deles para poder ensina-los.

Elabore perguntas e faça-as na hora dos avisos durante os cultos; realize dinâmicas; convide a classe para ler versículos bíblicos na hora da aula; distribua pequenos mimos a quem responder as perguntas; destaque a participação do aluno mais assíduo; e o aluno que trazer mais visitantes; e ministre sempre a palavra de Deus.

Quarto Ponto Respondendo as questões

As perguntas devem ser respondidas da seguinte formas:

  • Ensine e responda as perguntas sempre com a palavra de Deus.
  • O professor além de viver a palavra de Deus, não pode ensinar algo que não vive!
  • Aquele que ensina, deve sempre sentar-se para aprender, e só depois se levantar para ensina a palavra da verdade.

As perguntas podem ser respondidas das seguintes maneiras:

  • Responda de maneira que todos entendam.
  • Com a ajuda da classe Ex: (alguém sabe me responder esta pergunta?).
  • Com uma nova pergunta Ex: (O que você sabe sobre isso? Ou o que pensa sobre isso?).
  • Com a ajuda do Pastor e dos Presbiteros.
  • As perguntas nem sempre serão respondida na hora do questionamento; existe assuntos de difícil interpretação, e deve ser analisado e estudado com base bíblica.
  • Todos alunos devem ser tratados da mesma maneira! (existem alguns que requerem uma atenção especial, seja pela falta do conhecimento ou pelo problema enfrentado não devendo generalizar alguns pontos).

Conheça mais Artigos

A Escola Bíblica Dominical não precisa exemplos!


Pb Alessandro Silva.

Lições da EBD

Conheça nosso grupo no facebook